Financiamento Imóvel

Financiamento e Investimento Imobiliário

Financiamento e investimento imobiliário: quais as opções para um bom planejamento financeiro?

Comprar o imóvel dos sonhos leva muitos anos e é preciso de muita dedicação e, principalmente, planejamento financeiro. Afinal, qualquer erro simples pode afetar sua vida econômica por muito tempo. Hoje em dia, muitas pessoas acabam ganhando dividas por motivos que podem ser evitados, como presa na hora de adquirir a nova casa, falta de educação financeira e investimentos errados.

Por isso, organize suas finanças e estabeleça metas de poupança todos os meses, isso irá ser muito útil no momento de procurar apartamentos à venda em várias cidades do Brasil. Não sabe o que é financiamento? Será que vale a pena investir nesse setor da economia? Calma! Continue lendo o artigo e saiba como adquirir o seu imóvel de forma simples e rápida! Confira todos os detalhes!

O que é financiamento imobiliário?

Antes de pensar em comprar o seu apartamento de 2 quartos novo ou usado em 2018, é fundamental entender com mais detalhes o que é financiamento imobiliário. Atualmente muitos bancos do país oferecem uma linha de créditos especiais para que seja possível adquiri a casa dos sonhos, seja nova ou usada para fins residenciais ou comerciais.

Vale ressaltar que esse crédito fornecido, pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco, é um dos principais responsáveis pela expansão do setor imobiliário, entretanto, em 2017 o banco central reduziu os juros para abaixo de 10%. Tudo isso contribuiu para que o setor voltasse a crescer depois da crise.

Antes de optar pelo financiamento, avalie cada detalhe que foi passado pelo Banco. Não tem nada melhor do que simular o empréstimo do crédito, assim será possível saber se é ou não a opção mais viável para o momento. Hoje em dia, vários sites permitem que isso seja feito de forma gratuita. Confira a seguir os documentos que são exigidos para o financiamento imobiliário de pessoa física:

  • RG, original e cópia;
  • CPF, original e cópia;
  • Certidão de nascimento ou de casamento, original e cópia;
  • Certidão conjunta de débitos, original e cópia.

Quem vai utilizar o Fundo de Garantia, o conhecido FGTS, precisa também dos seguintes documentos: extrato original, datado, carimbado e atualizado do FGTS, cópia simples do comprovante de residência dos últimos 3 meses, cópia do comprovante de residência antigo que deve ser de 1 ano atrás, cópia da carteira de trabalho, cópia da última declaração de imposto de renda e, caso for necessário, cópia da última declaração de imposto de renda do cônjuge.

É importante lembrar que para Pessoas Jurídicas os documentos solicitados pelos bancos podem mudar, por isso é indicado que seja consultado um profissional da área. Antes de ir até o banco, certifique-se que tenha todos os papeis e não faça uma viagem perdida. Se necessário, ligue para o seu gerente e tire todas as suas dúvidas.

Investimento imobiliário

Na hora de criar o melhor planejamento financeiro, também é importante entender como funciona o investimento imobiliário. Este passo é fundamental para evitar decepções no final e investir o seu dinheiro de forma correta. Confira a seguir algumas dicas que separamos exclusivamente para você!

Engana-se quem pensa que o maior sonho dos brasileiros é garantir a sua casa própria, hoje em dia existe outro tipo de comprador, o investidor! É aquela pessoa que decide por vender, alugar ou revender por um melhor preço. Mas para que seja um bom negócio, é necessário prestar muita atenção nos seguintes detalhes.

Em primeiro lugar, opte por casas ou apartamentos localizados nos bairros mais procurados da sua cidade, perto de escolas, centros comerciais, hospitais e mercados. Além disso, preste muita atenção nas exigências atuais dos consumidores, como, por exemplo, o caso das famílias grandes que tendem a procurar apartamentos de 3 quartos . Os prédios e casas com valores mais baixos de condomínio também chamam a atenção, afinal ninguém gosta de ter gastos extras durante o mês.

Mas, como se tornar um bom investidor? Existem vários métodos, entretanto, a opção mais tradicional é por meio da construção ou compra direta de uma casa ou apartamento. Com o passar do tempo o mercado financeiro trouxe novas modalidades, sendo possível investir de forma indireta em títulos ativos com melhores rendimentos.  Os 3 principais títulos oferecidos no mercado imobiliário:

  • LCI, Letras de Crédito Imobiliário;
  • CRI, Certificado de Recebíveis Imobiliários;
  • LH, Letras Hipotecárias.

Planejamento financeiro

Após entender o que é financiamento e investimento imobiliário e suas principais categorias, é hora de conferir alguns fatores que são essenciais para o bom planejamento financeiro.

  • Organize suas finanças;
  • Crie um bom planejamento;
  • Procure as melhores formas de pagamento;
  • Esteja sempre atento as diferenças de preços do mercado;
  • Não faça escolhas sem pensar e analisar;
  • Procure ajuda quando for preciso.

Organizar suas finanças é muito importante, por isso faça um esforço para economizar o máximo que for possível, sem deixar de comprar aquilo que é fundamental para o dia a dia de toda a família. Estabeleça uma meta todos os meses e tente sempre se superar e criar novos desafios. Incentivos são muito bem-vindos.

Atualmente, existem 3 formas de pagamento possíveis, são elas: à vista, financiamento e consórcio imobiliário. Além disso, como já foi visto anteriormente, o FGTS pode ajudar muito em este momento. Não deixe acumular as parcelas, antes de optar por este método, calcule detalhadamente para ver se cabe no seu orçamento!

Tenha calma no momento de escolher o apartamento mais adequado, não faça a escolha final sem ter analisado todos os itens. Consulte com o restante dos moradores, veja de fato ele atende a todas as necessidades. Feito isso, aproveite a sua casa própria e faça manutenções periódicas para garantir que tudo fique em perfeita harmonia por muito tempo!

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens aqui no blog e saiba tudo sobre financiamento e investimento imobiliário, afinal é necessário um bom planejamento financeiro! Compartilhe em suas redes sociais agora mesmo, certamente irá ajudar muitas pessoas nesta caminhada!

About author

Simulador Financiamento Online - Aqui você tem a garantia de sempre saber qual a menor taxa de financiamento possível para compra de imóveis e veículos
    Posts relacionados
    Dicas e Sugestões

    Consórcio Imobiliário

    Financiamento Imóvel

    Financiamento Imobiliário

    Minha Casa Minha Vida

    Como participar do Minha Casa Minha Vida

    Simulador CAIXA

    Simulador CAIXA FIES

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *