Conteúdo
Utilização do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado na década de 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Sendo assim, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na CAIXA, em nome dos seus empregados e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Com o fundo, o trabalhador tem a chance de formar um patrimônio, bem como adquirir sua casa própria, com os recursos da conta vinculada. Além de favorecer os trabalhadores, o FGTS financia programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana, que beneficiam a sociedade, em geral, principalmente a de menor renda.
Conheça as modalidades de uso do FGTS para pagamento ou financiamento da casa própria
- Aquisição de imóvel com recurso do FGTS: A CAIXA disponibiliza os recursos do seu FGTS para você adquirir seu imóvel.
- Pagamento de Parte do Valor das Prestações: Com a CAIXA você tem facilidades para pagar parte das prestações do financiamento do seu imóvel.
- Amortização Extraordinária ou Liquidação do Saldo Devedor: A CAIXA ajuda você a reduzir o saldo devedor do seu financiamento com a amortização das prestações.
FGTS e pagamento do financiamento habitacional
O saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado para pagamento da casa própria.
- Compra de imóveis e construção: Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total.
- Amortização ou liquidação do saldo devedor: O saldo do FGTS pode ser usado para quitar totalmente ou parcialmente sua dívida, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).
- Pagamento de parte do valor das prestações: Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).
Dicas para fazer transações online seguras:
Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos!
Fazer compras pela internet é uma grande comodidade, mas só o faça em sites de venda reconhecidos. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faça uma pesquisa na internet para descobrir se existem reclamações contra a empresa. Um bom serviço para isso é o site Reclame Aqui. Ao acessar sua conta bancária através da internet, também tenha cuidado. Evite fazer isso em computadores públicos, verifique sempre se o endereço do link é mesmo o do serviço bancário e siga todas as normas de segurança recomendadas pelo banco.